Internautas elegem América a melhor novela de 2005.

A novela América foi eleita a melhor novela de 2005 em enquete feita aqui no blog. ´Também foram votadas Alma Gêmea, Bellísima (ambas da Globo), Essa Mulheres (Record) e Floribella (Band).

Sinopse

Info Aviso: Este artigo ou se(c)ção contém revelações sobre o enredo (spoilers).
A novela conta a história de Sol, uma garota do subúrbio carioca, que atraída pelas promessas do sonho americano, investe na tentativa de emigrar para os Estados Unidos da América onde, acredita, há de ter as oportunidades de crescimento que não encontrou em seu país.
Depois de ter por diversas vezes o visto de turista negado, ela apela para os coyotes, e decide entrar no país de maneira ilegal, através do México. É nessa ocasião que ela, aceitando levar o que lhe parece um inocente presente para a mãe de um dos organizadores da travessia, acaba sendo presa pela polícia americana: além de ilegal, estava portando drogas, por causa de Alex, um perigosocontrabandista que ilude Sol prometendo ajudá-la a chegar no território americano, e assim é mandada para a cadeia por causa de Alex, e acaba fugindo da cadeia. Alex é um homem inescrupuloso que finge ser responsável e moral, contando com a ajuda da perigosa Djanira Pimenta para as conclusões de seus crimes. Sol consegue fugir da cadeia e em meio á isso, conhece Ed, noivo de May, que mais tarde aceitará casar-se com ela, para que ganhe o visto de permanencia, mediante pagamento de uma quantia que lhe permitirá pagar a ediçao de seu livro. Sol vai pros EUA andando pelo deserto, vai também de barco pelos oceanos, vai escondida num ar-condicionado dentro de um carro, tudo para ter e dar uma vida melhor para a família.
May, porém é uma mulher venenosa e perversa, que usa sua inteligência e sagacidade para separar Sol de Ed com a ajuda de Alex e Djanira, consegue ir ao Brasil em busca de recuperar seu noivado e nessa busca, acaba se apaixonando pelo peão Tião, grande amor de Sol. Tião é um peão responsável filho de Zé Higino e Mazé, vem crescendo no mundo do rodeio, e caminha para o maior de todos os desafios: enfrentrar Bandido,[3] o touro invencível, que nenhum peão jamais tinha conseguido montar. Após indas e vindas com Tião, Sol acaba se casando com Ed mas separando-se dele e voltando grávida do americano para o Brasil. Todavia, ela não sabia que teria que voltar para os EUA, pois seu filho nasce aqui com a ajuda de Tião, com problemas cardíacos e é melhor o bebê se tratar lá. Depois que a criança nasce, ela o entrega para Ed, e depois do bebê ser operado e curado, Ed vem morar no Brasil com o filho e Sol. Tião acaba se separando de May, quando descobre as farsas da vilã, e casa-se com Simone, uma veterinária responsável que era casada com Geninho, seu irmão. Geninho é um homem mau-caracter que traia a mulher principalmente com Creusa, apesar de ser apaixonado por Sol, seu relacionamento com ela nunca deu certo.
Mostrou o universo dos deficientes visuais e um romance gay que acabou em polêmica, quando por decisão da emissora, não foi ao ar, no último capítulo, o que seria o primeiro beijo gay da história das novelas das oito. Também mostrou Creuza, uma mulher totalmente sensual e ninfomaníaca vestida de crente, que enganou a todos, falando que era virgem e serva de Deus. Ela foi para a cama com quase todos os homens da novela, inclusive ia sempre com Tião no meio das palhas e dos matagais.
Outro núcleo importante apresenta o casal Haydée, uma socialite elegante, e Glauco, um arquiteto fingido, como um casal respeitado na sociedade carioca, que porém sofrem com um casamento conturbado, que é sempre mais complicado com a filha do casal, a rebelde Raíssa, que despreza a riqueza dos pais, a doença de Haydée, que descobre sofrer de cleptomania e Glauco, que revertido com as situações da família, acaba se envolvendo com a ninfeta Lurdinha. Outro grande encalque da trama é o casal Dinho e Neuta. Ele é um peão honesto e humilde grande amigo de Tião, que se encanta pela viúva Neuta, uma mulher simples e guardada que sofre com a viuvez do marido e se apaixona por Dinho. No final, os dois resolvem assumir o romance. Outra grande trama paralela é o empresário Laerte Villa-Nova e a designer Irene Villa Nova, que vivem um casamento as beiras e ainda enfrentam a homossexualidade do filho Júnior, que se envolve com o peão da fazenda, Zeca.
Fim
Tião quase morre ao enfrentar o boi Bandido, mas acaba voltando a realidade, enriquece e Simone engravida dele. O vilão Alex é punido no fim: Ele cai numa cilada e termina preso, junto á Djanira. May acaba sendo presa por calúnia de Sol; Dinho e Neuta assumem o romance, e Júnior e Zeca acabam juntos. Na última cena, Sol e Tião se reencontram e decidem ser apenas amigos.

Elenco


Deborah Secco interpretou Sol

Camila Morgado interpretou May.

Thiago Lacerda interpretou Alex.

Bruno Gagliassointerpretou Júnior.

Christiane Torloniinterpretou Haydée.

Cláudia Jimenezinterpretou Consuelo.

AtorPersonagem
Deborah SeccoMarisol "Sol" de Oliveira
Murilo BenícioSebastião "Tião" da Silva Higino
Caco CioclerEdward "Ed" Talbot
Gabriela DuarteSimone Garcia Menezes Higino
Camila MorgadoMay
Eliane GiardiniViúva Neuta Fontes
Murilo RosaDinho
Edson CelulariGlauco Simões Lopes Prado
Cléo PiresMaria Lurdes (Lurdinha)
Christiane TorloniHaydée Pamplona Lopes Prado
Mariana XimenesRayssa Pamplona Lopes Prado
Thiago LacerdaAlexandre "Alex" Camargo
Cláudia JimenezConsuelo
Nívea MariaMaria José "Mazé" Higino
Jandira MartiniOdaleia de Oliveira
Paulo GoulartMariano de Oliveira
Humberto MartinsLaerte Villa Nova
Daniela EscobarIrene Villa Nova
Matheus NachtergaeleCarreirinha
Marcos FrotaPedro Jatobá
Totia MeirelesVera Tupã do Nascimento
Francisco CuocoJosé "Zé" da Silva Higino
Juliana PaesCreusa
Marcelo NovaesGenivaldo "Geninho" da Silva Higino
Cissa GuimarãesNina
Betty FariaDjanira Pimenta
Luis MeloRamiro
Bruno GagliassoRoberto Sinval Villa-Nova Júnior
Roberto BomfimJota Abdalla
Chico DiazAcácio da Silva Higino
Neuza BorgesDiva
Regina Maria DouradoGraça
Lúcia VeríssimoGil Madureira
Eva TodorMiss Jane
Bete MendesFátima
Reginaldo FariaAdalberto
Victor FasanoJames
Floriano PeixotoTony
Simone SpoladoreHeloísa
Rodrigo FaroNeto
José DumontCarlos Manuel de Andrade (Bóia)
Juliana KnustInesita
Samara FelippoMaria Odete "Detinha"
Eri JohnsonWaldomiro
Ailton GraçaFeitosa
Raul GazollaHelinho
Guilherme KaranGeraldito
Rosi CamposMercedes
Walter BredaGomes
Paula BurlamaquiIslene
Fernanda Paes LemeRosário
Anderson MüllerAriovaldo
Sílvia BuarqueMaria Elis
Paula PereiraDéia
Cynthia FalabellaCidinha
Rodrigo HilbertMurilinho
Viviane Victorette
Marcelo BrouStallone
Franciely FreduzeskiConchita
Christiana KalacheMaria Isabel "Bebela"
Carolina MacieiraPenha
Duda NagleRadar
Luíza ValdetaroManuela "Manu"
Solange CoutoDalva
Erom CordeiroZeca
Lucas BabinNick
Camila RodriguesMariana "Mari" de Oliveira
Cris ViannaDrica
Marisol RibeiroKerry Villa Nova
Cacau MelloRose
Fernanda AmorimFlor
MussunzinhoFarinha
Brunno AbrahãoTião (criança)
Maria Mariana AzevedoSol (criança)
Matheus CostaRick

Comentários