domingo, 29 de abril de 2012

Internautas elegem Laços de Família a melhor novela do ano 2000

Em votação feita aqui no blog os internautas elegeram a novela de Manoel Carlos, Laços de Família, a melhor novela do ano 2000.
Também foram votadas Uga Uga e O Cravo e a Rosa.

SINOPSE



Helena, uma empresária, sócia de uma clínica de estética e com 45 anos, ao ir para a praia, se envolve em um acidente de carro com Edu, um médico que acabara de se formar, com 25 anos, em frente à livraria Dom Casmurro de Miguel, às vésperas do réveillon de 2000. Ao ser levada por Edu para a livraria a fim de ser atendida por primeiros socorros, acaba despertando o amor de Miguel. Ela e Edu, depois de brigas, acabam se envolvendo.
Miguel é bem colocado na vida, com dois filhos: a rebelde e irresponsável Ciça, a mais nova, que questiona todas as ações praticadas pelo pai e, apesar de imatura, ama sua família, e Paulo, o mais velho, que sofre de um certo retardo por causa de um acidente de carro, no qual a sua mãe faleceu, e realiza um exaustivo trabalho de recuperação com a fisioterapeuta Isabel, que é apaixonada por ele.
Edu e Helena acabam se envolvendo em um amor polêmico para muitos que convivem com eles, por serem de diferentes idades, tendo como o principal obstáculo Alma Flora, a tia superprotetora de Edu, que faz de tudo para ver Helena livre de seu sobrinho. O motivo é que ela é incapaz de ter filhos, cuidando dele e de sua irmã Estela como se fossem seus, interferindo muitas vezes na vida pessoal de seus sobrinhos, cuidando também do patrimônio que eles herdaram após a morte dos pais e de seu haras. Eles residem em uma mansão no bairro de Joatinga, junto com o padrastoDanilo, o quarto marido de Alma. Ele é um bon vivant simpático, e bastante mulherengo, com as suas tentativas de seduzir Ritinha, a empregada de sua casa. Rodrigo é apaixonado por Alma, e sonha ser seu quinto marido.
O haras de Alma é cuidado por Pedro, um homem arrogante, duro e antipático. No passado, se envolveu ainda jovem com a sua prima Helena, e hoje, é casado com a floricultora Sílvia, que após vários ciúmes, ele acaba se separando da mulher. Ele conhece a veterinária Cíntia, que depois de tantos machismos, e graças à atração de Cíntia por ele, engatam um romance.
Helena tem dois filhos: Fred, o mais velho, que é um engenheiro que está desempregado. Ele se casou com Clara, uma menina rica que se casou jovem e não consegue se adaptar a uma vida de dificuldades financeiras. Os dois tiveram a filha Nina, que é a desculpa de Clara para Fred alugar um apartamento só para os três. A filha mais nova de Helena é Camila, que estuda literatura emOxford, na Inglaterra. Ela conhece Edu em uma viagem ao Japão, que vai junto com Helena para visitá-la. Na volta ao Brasil, ela constrói um forte laço de amizade com Edu, pois os dois têm a mesma idade e os mesmos interesses.
Mais tarde, Camila e Edu descobrem que estão apaixonados um pelo outro. Os dois resistem por respeito a Helena que, quando vê que seu namorado está encantado por sua filha, se afasta dele para que ele e Camila sejam felizes, que assumem o amor depois de muitas discussões. Sabendo que Helena está solteira, Miguel decide conquistá-la, com sucesso.
Quem não vê o relacionamento de Edu e Camila com bons olhos é Íris, meia-irmã de Helena, tendo como pai delas o bondoso Aléssio, que é casado com Íngrid, mãe de Íris, que passa a morar com Helena após a morte de sua mãe, baleada em um posto de gasolina tentando salvar sua filha. Ela não se conforma com o romance de Edu e Camila e diz que a filha "roubou" o namorado da mãe, aprontado muitas para tentar separá-los. Íris é apaixonada por Pedro, que a acha uma garota mimada e a trata como uma criança. Ela ainda tem que se preocupar com Cíntia, que sente atração por Pedro. Íris tenta de todas as maneiras separar o casal. Ela ainda desperta o coração do jovem Fábio, que se apaixona por ela.
Yvete, a melhor amiga de Helena e a confidente de seus segredos, é casada com Viriato, um homem boa-gente e de bem com a vida. Ele sofre de impotência sexual, não conseguindo mais se relacionar sexualmente com a esposa, se afundando na depressão cada vez mais, recebendo preconceitos de amigos e outras pessoas.
Em certo momento, Camila fica grávida de Edu e Miguel está quase pedindo Helena em casamento. Tudo isso é abalado com a descoberta de que Camila sofre de leucemia, perdendo o bebê que esperara, e precisando urgentemente de um doador de medula, já que ela e seu meio-irmão Fred não são filhos do mesmo pai.
Sem saída, Helena revela a paternidade da filha: ela é filha de Pedro. Ela ficou grávida de Pedro quando jovem e foi expulsa pelo pai de casa, e apenas só ela e Yvete sabiam desse segredo. Querendo salvar a filha da doença, Helena recusa o pedido de casamento de Miguel e faz um filho com Pedro para salvar Camila.
Capitu é uma universitária e garota de programa junto com a sua amiga Simone. As duas são agenciadas por Fernando. Capitu, com o seu salário, sustenta os pais Pascoal, um intelectual aposentado que trabalha com revisor de livros para Miguel e Ema, uma dona de casa e costureira, e o seu filho, tendo o marginal Maurinho como pai. Ela reencontra Fred, seu ex-namorado extinto de sua vida há algum tempo e se envolve com ele, já que seu casamento com Clara está no final. Por amor a Fred, Capitu decide abandonar a prostituição, para viver com ele. Porém, antes disso, ela passa um verdadeiro inferno, pois Orlando, um ex-cliente obcecado por ela, tenta fazê-la voltar a vida de prostituição tentando assediá-la, e Maurinho perseguindo-a, para conseguir dinheiro.

Fim
Vitória, a filha de Helena, nasce, e consegue curar Camila. Íris se arrepende de suas maldades, Cíntia e Pedro têm uma recaída, Ritinha morre ao parir gêmeos de Danilo. Alma o aceita de volta com os gêmeos. Cíntia e Romeu ficam juntos, Miguel pede novamente Helena em casamento e ela aceita, e os dois se casam em uma Igreja. Ciça se interessa por Ricardo no aeroporto. Três anos se passam e chega o dia da festa do 3º ano de Vitória. Nela já aparecem os casais formados e com filhos: Helena e Miguel, Íris (grávida) e Pedro, Clara (grávida) e desconhecido, Capitu (com filho e grávida) e Fred. Exceto Edu e Camila e Estela e Bento ainda não tiveram um filho.

ELENCO

AtorPersonagem
Vera FischerHelena Lacerda[2]
Tony RamosMiguel Soriano[2]
José MayerPedro Marcondes Mendes
Carolina DieckmannCamila Lacerda Ferrari[16]
Reynaldo GianecchiniEduardo "Edu" Pirajá de Albuquerque[2]
Deborah SeccoÍris Frank Lacerda Mendes[2]
Marieta SeveroAlma Flora Pirajá de Abuquerque
Alexandre BorgesDanilo Menezes
Giovanna AntonelliCapitu[2]
Luigi BaricelliFrederico "Fred" Lacerda Ferrari
Regiane AlvesClara Lacerda Ferrari
Helena RanaldiCíntia
Lilia CabralÍngrid Frank Lacerda
Soraya RavenleYvete
Fernando TorresAléssio Lacerda
Ana CarbattiAline
André ValliOnofre
Beatriz LyraCleide
Caco MonteiroGervásio
Carla DiazRachel
Cláudio GabrielSeverino
Cléa SimõesIrene
Daniel BoaventuraAlex
Denise SartoriOfélia
Eliete CigariniSílvia Mendes
Flávia GuimarãesAna
Flávio SilvinoPaulo Soriano
Júlia AlmeidaEstela
Júlia FeldensCiça Soriano
Leonardo VillarPascoal
Luciano QuirinoLaerte
Marly BuenoOlívia
Paulo FigueiredoRodrigo
Paulo ZuluRomeu
Thalma de FreitasZilda
Umberto MagnaniEládio
Vanessa MesquitaSimone
Walderez de BarrosEma
Xuxa LopesGlória Azambuja
Yara LinsNilda Soriano
Zé Victor CastielViriato


0 comentários:

Postar um comentário