Quase sem drogas o Clone será reprisada pela Globo




Com a novela Sete Pecados registrando a mais baixa audiência dos últimos anos em Vale a Pena Ver de Novo, a Globo desistiu de manter na gaveta O Clone, um de seus maiores sucessos de todos os tempos.

A novela de Glória Perez será reprisada a partir de janeiro na sessão vespertina. A história, que mistura ficção científica (clonagem humana) com tradição árabe e dependência de drogas, aparece desde 2005 nas listas tríplices para reprises.

Mas, apesar de a novela estar liberada para qualquer horário pelo Ministério da Justiça, a Globo sempre teve temor de exibi-la, justamente por causa da temática das drogas. Na novela, Mel, personagem de Débora Falabella, é uma garota mimada e rica que se torna viciada e frequenta morros cariocas.

Durante quase dez anos, executivos da Globo acharam essa trama inapropriada para as 14h30. Avaliavam que uma coisa era mostrar o drama de uma adolescente drogada às 21h, quando as crianças veem novelas geralmente acompanhadas dos pais. Totalmente diferente seria apresentar a temática à tarde, quando crianças, muito provavelmente, não têm os pais por perto para tirar dúvidas ou receber conselhos.

No começo deste ano, O Clone quase entrou em cartaz em Vale a Pena Ver de Novo. Mas o medo de que o Ministério Público Federal entrasse com ação pedindo a suspensão da exibição da trama fez a Globo optar por Sinhá Moça.

A Globo resolveu agora encarar o problema e atender a milhares de telespectores que pedem a volta de O Clone.

Mas, antes, submeteu a novela a uma boa reedição. Sob a supervisão de Glória Perez, a maior parte das cenas envolvendo drogas foi eliminada. Só cenas leves, adequadas para a faixa da tarde, foram mantidas.

Comentários