Internautas elegem Mulheres Apaixonadas a melhor novela de 2003.

Em mais uma enquete feita aqui no blog a novela Mulheres Apaixonadas foi eleita a melhor novela de 2003, vale destacar que essa é a segunda novela de Manoel Carlos a ganhar como melhor novela.
Também foram votadas Chocolate com Pimenta, Celebridade e Kubanacan (todas da Globo). Até agora foram eleitas melhor novela: Laços de Família (2000), O Clone (2001) e Coração de Estudante (2002).


Enredo

A personagem central é Helena, uma mulher que resolve viver uma nova paixão após 15 anos de casada. Ela tem uma vida estável com omúsico Téo, mas o casamento entrou em uma rotina que ela não suporta mais. Os dois têm um filho adotado, Lucas, e Helena é diretora de uma escola de segundo grau do Rio de Janeiro, a Escola Ribeiro Alves (ERA), que pertence ao marido e à cunhada, Lorena. Téo tem uma banda, onde toca saxofone, e também é pai de Luciana, filha da crooner Pérola, com quem ele se relacionou no passado e que, hoje, é casada com o músico Ataulfo. Pérola e Ataulfo têm outro filho, Jairo, e tocam na banda de Téo. As famílias têm uma ótima relação.
Téo, porém, com medo de perder o amor de Helena, esconde dela um grande segredo: Lucas é seu filho com Fernanda, uma ex-garota de programa, mãe também da menina Salete. O músico não tem nenhum envolvimento amoroso com Fernanda, mas é a ele que ela sempre recorre para pedir ajuda. Além disso, Salete é muito apegada a Téo e a Lucas, que conhece por acaso. Em determinada altura da trama, já separado de Helena, Téo decide contar a verdade a ela; mas antes que o faça, ele e Fernanda são vítimas de bala perdida durante uma troca de tiros no Leblon. Téo é atingido na cabeça e sobrevive depois de uma cirurgia; Fernanda não resiste, após alguns dias internada em estado grave. Antes de morrer, ela revela tudo à Helena. Sem a mãe, Salete fica sob a guarda da avó Inês, que só pensa em usufruir do dinheiro de Téo. No final da novela, o músico e a menina fazem exames de DNA, e Téo descobre que também é pai de Salete, o que lhe garante a guarda da menina.
Os questionamentos de Helena sobre sua vida conjugal ganham força quando ela reencontra César, ex-namorado que ela abandonou para se casar com Téo. César é um conceituado neurocirurgião, que trabalha na mesma clínica onde Luciana faz residência em medicina, e é pai de jovem Marcinha, aluna da escola de Helena. O médico fica viúvo no começo da história. Ele também é pai de Rodrigo, com quem tem um relacionamento difícil porque o jovem o responsabiliza pela morte da mãe. César tem um caso com sua assistente, Laura, e depois começa a namorar Luciana. A relação com Helena só tem início na metade da trama, e os dois terminam juntos. Após muitas reviravoltas, Téo e Laura descobrem que têm muitas afinidades e passam a viver juntos.
Em torno de Helena circulam suas confidentes e conselheiras em assuntos sobre casamento, amor, traição, família e paixões: as irmãs Hilda e Heloísa, e a cunhada Lorena. Hilda é a mais realizada das irmãs: é dona de uma clínica e tem uma relação feliz com o marido Leandro e a filha Elisa, com os quais troca risos e confidências. Sua felicidade é abalada pela descoberta de umcâncer de mama. Heloísa, por sua vez, sofre com o ciúme doentio que sente pelo marido, Sérgio, e suas atitudes e descontrole acabam por destruir o casamento. Como agravante, ela esconde do marido que não pode ter filhos. Entre outras ações ensandecidas, Heloísa picota as roupas de Sérgio, provoca escândalos, acusando-o constantemente de infidelidade, e até o fere com umafaca durante uma discussão. Lorena, a irmã de Téo, é uma mulher vibrante que não se furta a viver suas paixões. Foi casada com Rafael, com quem teve Vidinha e Diogo, e não hesita em experimentar um novo relacionamento ao descobrir-se apaixonada por Expedito, homem bem mais jovem do que ela. Os dois vivem uma bonita relação até Expedito se envolver com sua nora, Marina.
Erros e acertos em busca do amor ideal também estão presentes nos núcleos jovens da trama. Marina, filha de Silvia e Afrânio, casa-se com Diogo no início da novela. Ele foi o primeiro homem de sua vida e, apesar de mulherengo e aventureiro, aceita as formalidades do casamento porque vai ser pai. Mas a relação também enfrenta conflitos. Um deles é o ciúme que Marina tem do marido com a prima Luciana. Diogo e Luciana tiveram um relacionamento no passado e ainda sentem atração um pelo outro. No decorrer da história, Marina perde o filho, e o casamento dos dois se complica ainda mais, com cobranças e manifestações de ciúme dela. Diogo decide se separar e Marina, tentando mostrar-se forte e independente, chega a se envolver com Expedito. No final, Diogo e Luciana assumem que se gostam de verdade e decidem viver juntos.
A trama mostra também o romance de Edwiges e Cláudio, desaprovado por Marta, mãe do rapaz, porque a moça é de família humilde. Edwiges, apesar de já ter passado dos vinte anos, é virgem, sempre sonhando tirar a virgindade com um homem que ama de verdade. Após uma briga com a namorada, Cláudio se rende ao assédio de Gracinha, filha de empregados de sua casa, e a moça engravida, gerando um novo conflito familiar e mais um obstáculo em sua relação com Edwiges. Esta, por sua vez, aconselha Gracinha a não abortar o bebê. A história termina com Cláudio e Edwiges casados, quando ela tem sua primeira noite de amor.
Uma das histórias que mobilizou o público foi a do casal de idosos Flora e Leopoldo, que vivem no mesmo apartamento com o filho Carlão, a nora Irene e os netos Carlinhos e Dóris. Os dois foram atores e ajudam o filho no sustento da casa e da família, mas são freqüentemente maltratados pela neta, que só consegue enxergá-los como um peso. Dóris humilha e furta dinheiro dos avós para satisfazer seus caprichos, mas os dois sofrem calados. Por sua insensibilidade, Dóris chega a levar uma surra de cinto do pai. O problema só se resolve no final, quando Flora e Leopoldo se mudam para o Retiro dos Artistas, onde têm uma vida mais tranqüila e feliz.
Outra trama de muito destaque é o drama da professora Raquel, que é agredida pelo marido Marcos, mas não tem coragem de denunciá-lo à polícia. Para fugir do marido, Raquel se muda deSão Paulo para o Rio de Janeiro e consegue dar aulas de Educação Física na ERA, mas ele descobre seu paradeiro e volta a transformar sua vida em um inferno. Entre outros atos de violência, Marcos costuma bater na mulher com uma raquete de tênis. Na escola, Raquel faz amizade com o aluno Fred, e os dois vivem uma relação de afeto e cumplicidade, apesar da contrariedade dos pais do rapaz. Marcos passa a perseguir o garoto, e Raquel o denuncia. No final, Marcos atrai Fred para uma emboscada, e os dois morrem em um acidente de carro. A professora termina a novela grávida do estudante, a quem faz uma homenagem na festa de fim de ano da escola. A transformação da personagem Silvia, mãe de Marina, é mais uma trama que mostra a mulher em busca da paixão. Entediada no casamento, Silvia passa a se encontrar às escondidas com o taxista Caetano. Caetano é casado com Rosinha, que trabalha na ERA, e os dois têm um filho. Silvia descobre a traição de Caetano e vira sua cúmplice e amante. A "madame" e o taxista passam a freqüentar casas de forró e motéis, onde Silvia vive suas mais reprimidas fantasias, levando sempre na bolsa um figurino popular.
A novela também enfoca os equívocos da estudante Paulinha, que tem vergonha do pai, Oswaldo, o porteiro da escola; o preconceito sofrido pelas jovens estudantes Clara e Rafaela, que vivem uma relação homossexual; e o drama de Santana, professora alcoólatra que chega a ser afastada do trabalho por não conseguir controlar sua dependência. A trama ainda enfoca a paixão entre a rica Estela, mulher elegante e culta, pelo padre Pedro, fazendo com que Pedro largue a batina e se case com seu amor, Estela.

Elenco

Ator [4]Personagem
Christiane TorloniHelena Moraes Ribeiro Alves da Costa[3]
José MayerCésar Andrade de Melo
Tony RamosTéo (Teodoro Ribeiro Alves)
Rodrigo SantoroDiogo Ribeiro Alves Nogueira da Costa
Carolina DieckmannEdwiges Batista dos Santos
Helena RanaldiRaquel de Almeida Martins
Camila PitangaLuciana Rodrigues Ribeiro Alves
Giulia GamHeloísa Moraes Vasconcelos da Costa
Susana VieiraLorena Ribeiro Alves
Lavínia VlasakEstela de Azevedo Franco
Paloma DuarteMarina Ferreira Lobo
Marcello AntonySérgio Vasconcelos
Maria PadilhaHilda Moraes Sampaio Vianna
Vera HoltzSantana Gurgel
Regiane AlvesDóris de Souza Duarte[18][22]
Vanessa GerbelliFernanda Machado
Cláudio MarzoRafael Nogueira
Natália do ValeSilvia Ferreira Lobo
Carolina KastingLaura Medeiros
Júlia AlmeidaVidinha (Vida Ribeiro Alves Nogueira)
Marcos CarusoCarlão (Carlos de Souza Duarte)
Bruna MarquezineSalete Machado[21]
Xuxa LopesLeila
Erik MarmoCláudio Moretti
Pitty WebboMarcinha (Márcia Andrade de Melo)
Dan StulbachMarcos Martins
Leonardo MiggiorinRodrigo Andrade de Melo
Pedro FurtadoFred (Frederico)
Ana Roberta GualdaPaulinha (Paula Arruda)
Elisa LucindaPérola (Rita de Cássia Rodrigues)
Carmem SilvaFlora de Souza Duarte[22]
Oswaldo LouzadaLeopoldo Duarte[22]
Alinne MoraesClara
Paula PicarelliRafaela
Nicola SiriPadre Pedro
Marly BuenoMarta Moretti
Victor CugulaLucas Ribeiro Alves
Rafael CalomeniExpedito Batista
Eduardo LagoLeandro Sampaio Vianna
Giselle PolicarpoElisa Sampaio Vianna
Walderez de BarrosAlzira
Paulo FigueiredoAfrânio Ferreira Lobo
Umberto MagnaniArgemiro Batista
Regina BragaAna Batista
Daniel ZettelCarlinhos (Carlos de Souza Duarte Jr.)
Priscila DiasSônia
Serafim GonzalezOnofre Moretti
Martha MellingerIrene Duarte
Manoelita LustosaInês
Guilhermina GuinleRosinha
Laércio de FreitasAtaulfo
Zé Carlos MachadoMarcelo
Roberta RodriguesZilda
Sônia GuedesMatilde
Cris BonnaIsabel Andrade de Melo
Carol CastroGracinha
Cristina FagundesWilma
Wilson CardozoJeremias
Renata PitangaShirley
Tião D'ÁvilaOswaldo Arruda
Joana MedeirosEleonora
Paulo CoronatoCaetano
Arlete HeringerYvone Barros
Laura LustosaMargareth
Lica OliveiraAdelaide
Giovanna de ToniTelma
Tila TeixeiraTereza
Bruno PadilhaMiguel
Roberto FrotaLobato
André BicudoLacerda
Waldir GozziLuigi
Sylvio MeandaEugênio
Hylka MariaCleide
Luciele di CamargoDirce
Edson SilvaKleber




Comentários

Postar um comentário