Internautas elegem Coração de Estudante a melhor novela de 2002.

Em votação acirradíssima aqui no blog, Coração de Estudante, de Emanuel Jaconbina é eleita a melhor novela de 2002. Ela é a primeira novela das 18h a vencer a votação de melhores novela.
Também foram votadas Desejos de Mulher, Esperança, O beijo do vampiro (todas da Globo), Marisol e Pequena Travessa (ambas do SBT).


Trama

professor de biologia Eduardo Feitosa (Fábio Assunção) muda-se com filho, Lipe (Pedro Malta), para a fictícia cidade de Nova Aliança, nointerior do estado brasileiro de Minas Gerais, para lecionar na Universidade Estadual de Nova Aliança (UENA), instituição superior pública local e tornar-se noivo de Amelinha (Adriana Esteves), filha do maior fazendeiro da região, João Alfredo Mourão (Cláudio Marzo). A chegada de Edu dá início a um triângulo amoroso entre ele, Amelinha e Clara (Helena Ranaldi), uma jovem advogada que luta contra os desmandos do prepotente João Mourão, numa disputa judicial por terras. Além disso, Clara é professora e responsável pelo escritório modelo do curso de direito da UENA (Universidade Estadual de Nova Aliança). João Mourão pretende construir uma hidroelétrica numa área de floresta que fica no limite entre ocampus universitário e a Fazenda Vitória, de sua propriedade. No entanto, a universidade e os moradores da região lutam na Justiça para que a região de mata virgem seja transformada em área de preservação ambiental. Edu adere à luta, tendo Clara como aliada.
Além disso, há a animação do dia-a-dia dos universitários, que estão longe de casa e da família. Eles vivem conciliando os estudos, as paixões e as farras. CarlosBaúCardosinhoRosana e Bruna recebem dois calouros em sua república: Rafaela e Fábio. Séria e estudiosa, Rafaela não se deixa abalar pelo assédio de Carlos, enquanto desperta o amor em Fábio e no jovem Mateusfilho de Esmeralda, dona de um movimentado barna cidade. Mateus não é visto com bons olhos pelos estudantes, por seu temperamento arrogante e nada amigável. A mãe é uma mulher de fibra que se rebela contra seu ex-amante, João Mourão, que lhe cobra uma dívida alta depois de haver sido preterido por ela.
Mas João Mourão muda completamente ao descobrir que Clara, a advogada que move uma ação contra ele, é na realidade sua filha. Quem não gosta da notícia é Amelinha, que faz de tudo para ter Edu ao seu lado, mentindo que espera um filho dele. Mas o filho é de Nélio, ex-peão da fazenda dos Mourão, completamente apaixonado por Amelinha, que, expulso, vai trabalhar no bar de Esmeralda.
Além de lidar com os chiliques de Amelinha, Edu luta pela guarda do filho, Lipe. A mãe do garoto, Mariana, está em Nova Aliança depois de tentar se recuperar do alcoolismo. Apesar da doença, ela consegue a guarda de Lipe, que tem de conviver com a mãe e seu novo namorado,Leandro, um professor de caráter duvidoso, que sempre bateu de frente com Edu e que está disposto a lhe tirar o filho.
A luta pela guarda de Lipe e o filho que acha ter com Amelinha, acabam por desestruturar a relação que Edu tem com Clara. Para piorar, chega, a Nova Aliança, Pedro Guerra, o novo promotor público, que, apaixonado por Clara, luta para tê-la a seu lado, apesar do temperamento difícil de ambos.

Elenco

AtorPersonagem
Helena RanaldiClara Gouveia Feitosa
Fábio AssunçãoEdu (Eduardo Feitosa)
Adriana EstevesAmelinha (Amélia Mourão)
Vladimir BrichtaNélio Garcia
Marcello AntonyLeandro Junqueira
Carolina KastingMariana Mendes
Bruno GarciaPedro Guerra
Cláudio MarzoJoão Alfredo Mourão
Ângela VieiraEsmeralda Camargo
Caio BlatMatheus Camargo
Júlia FeldensRafaela Tavares
Paulo VilhenaFábio
Jussara FreireLígia Gouveia
Marcos CarusoRaul Gouveia
Cláudio HeinrichBaú (Gustavo Brandão)
Paulo GorgulhoCaio
Alexandra RichterRita
Alinne MoraesRosana
Leonardo VillarRonaldo Rosa
Ítalo RossiJuiz Bonifácio
Pedro MaltaLipe (Felipe Mendes Feitosa)
Tião D'ÁvilaSílvio
Ana CarbattiEneida
Dill CostaRaimunda
Hugo GrossDetetive Alceu
Juliana MartinsAna
Mário César CamargoBeraldo
Paulo FigueiredoPrefeito Lineu Inácio
Ricardo PetragliaDr. Armando
Sônia GuedesMadalena
Fernanda de FreitasHeloísa
Ana Paula BotelhoBia
Betito TavaresCardosinho
Cacá BuenoHorácio
Marília PassosPatty (Patrícia Gouveia Brandão)
Jana PalmaLuciana
Michelle BirkheuerBruna
Rodrigo PradoCarlos
Xando GraçaDelegado Isolino Furtado
Kailany GuimarãesVitinho/Vítor (bebê de Rosana)
Jéssica MarinaSofia Mourão
Ramon Francisco
Nathália FrançaCarol Rosa

Comentários